As boas práticas ambientais realizadas pela MHelp abrangem iniciativas em TI Verde, descarte correto dos resíduos gerados na empresa, controle sobre a emissão de gases de efeito estufa, utilização de papel com selo FSC Fontes Mistas (Forest Stewardship Council), entre outras. Abaixo seguem as ações detalhadas:
TI Verde
O conceito TI Verde diz respeito às ações que as empresas de todos os setores podem implantar para diminuir o impacto no meio ambiente causado pelas tecnologias em geral, desde a produção até o descarte dos equipamentos utilizados, desta forma, as principais práticas são voltadas para a reciclagem de produtos de informática, aquisição de produtos que não utilizaram metais pesados tóxicos na fabricação de hardware, a virtualização de servidores, o uso racional de energia elétrica, entre outras.
A MHelp tem práticas em TI Verde, tais como: troca de monitores de tubo por monitores LCD, que consomem menos energia; virtualização dos servidores, que reduziu a dissipação de calor e a necessidade de refrigeração, resultando em diminuição no consumo de energia elétrica; destinação dos resíduos tecnológicos para reciclagem em empresa especializada e utilização de cartuchos remanufaturados.
Gerenciamento de Resíduos
A MHelp faz o descarte adequado dos resíduos gerados. Conheça abaixo como são dispostos:
- Resíduos Recicláveis
Os resíduos recicláveis (vidro, metal, plástico e papel) são doados para a Cooperativa de Reciclagem Crescer, que realiza a triagem, o enfardamento e venda dos materiais para indústria. Desta forma, diminuímos a quantidade de lixo destinado para aterro sanitário, prolongando sua vida útil, e ajudamos na geração de renda para os cooperados associados, ex-catadores de lixo.
- Camisas
As camisas utilizadas como uniforme pelos colaboradores são trocadas periodicamente e doadas para entidades de assistência social e sem fins lucrativos, localizadas nas proximidades da empresa.
- Resíduos tóxicos
Os resíduos abaixo possuem metais pesados tóxicos, tais como: mercúrio, chumbo, arsênio, cobre, alumínio, cádmio, entre outros, que são elementos químicos altamente reativos e têm a propriedade de bioacumulação, ou seja, acumulam-se no organismo vivo, que é incapaz de eliminá-lo.
Quando lançados na água, no solo ou no ar, esses elementos podem ser absorvidos pelos vegetais e animais das proximidades, estendendo-se ou sendo repassados ao longo das cadeias alimentares, até serem absorvidos pelo homem, provocando graves doenças (intoxicação crônica, câncer, gastrite, asma, etc.).
- Lixo Eletrônico
A MHelp encaminha estes resíduos para uma empresa especializada, que realiza o processo de descaracterização, separação e trituração dos componentes, transformando-os em resíduos comercializáveis para reciclagem ou indústria.
- Lâmpadas Fluorescentes
No processo de reciclagem as lâmpadas são quebradas, é realizada a captura do mercúrio e a separação dos componentes metálicos. Os outros materiais são encaminhados para reaproveitamento: o vidro pode ser utilizado na fabricação de novas lâmpadas, o alumínio é refundido como metal secundário e o mercúrio recuperado é reutilizado por fabricantes de lâmpadas e outras indústrias.
- Pilhas e Baterias
As pilhas e baterias são compostas por metais pesados como chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos.
Na MHelp há uma campanha de coleta das pilhas e baterias para os funcionários, que são encaminhadas a uma empresa parceira que realiza a reciclagem e o reprocessamento, gerando então sais e óxidos metálicos para as indústrias de cerâmicas, vidros e químicas em geral.
- Papel
Todo papel utilizado como material de escritório na MHelp possui o selo FSC Fontes Mistas (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal). Este selo orienta os compradores e consumidores sobre a origem da matéria-prima florestal, atestando que a floresta de origem da madeira utilizada na fabricação é explorada de acordo com todas as leis vigentes e de forma correta do ponto de vista ecológico, social e econômico.
- Viagens Aéreas
Diversos treinamentos são realizados na modalidade a distância, para que os colaboradores alocados em outros estados não precisem comparecer na Matriz, em São Paulo, economizando viagens aéreas, que são grandes fontes de emissão de gases de efeito estufa.
|